Blog do Dr. André Mansur

“Fora de Série”, um livro de Malcom Gladwell

Escrito por Patricia Sales em 2 de junho de 2017

fora-de-serie-um-livro-de-malcom-gladwell

Será que somos realmente responsáveis por não termos sucesso, ao menos sucesso em larga escala, apesar dos nossos esforços e mesmo sendo nós ultra-talentosos?

Por que algumas pessoas alcançam um sucesso extraordinário, sendo consideradas “fora de série”?

Muitos de nós costumamos imputar o enorme sucesso dessas pessoas ao seu talento incomum – e, de fato, algumas delas são simplesmente geniais, como por exemplo Mozart, Bill Gates e os Beatles.

Mas será que ser genial é suficiente para se tornar um super-sucesso, uma mega-estrela?

Não, não é assim e não foi assim para Mozart, Bill Gates e os Beatles.

Em seu livro “Fora de Série” (Outliers), o autor Malcom Gladwell mostra que não basta ser muito, anormalmente talentoso ou mesmo genial. Segundo ele, todos aqueles que se destacaram por uma atuação considerada fenomenal tiveram, também, oportunidades sensacionais, vantagens ocultas e heranças culturais que contribuiram para o seu grande sucesso.

Malcom Gladwell defende que, mais importante do que tentar entender essas pessoas, é preciso entender elementos como sua cultura, a época em que nasceram, quem são seus amigos, sua família e qual é a origem de seus antepassados. Ele utiliza sua própria história e a de sua família para ilustrar seu ponto de vista.

Gladwell enumera alguns elementos que ajudam a chegar ao grande sucesso, como por exemplo, talento (sim, ele ajuda, mas não é tudo), muitas horas de treinamento (que chegam a vários anos de trabalho) e … bem, sobre o resto, é preciso ler o livro e ver o que mais é preciso.

Por fim, o livro “Fora de Série” também ajuda a entender aspectos que constatamos na realidade da vida, como por exemplo, por que acidentes aéreos são mais frequentes em países onde as pessoas se encontram mais distantes do poder. Trata-se de uma boa recomendação de leitura.