Blog do Dr. André Mansur

Imperdível: Mercado Central de Belo Horizonte

Escrito por Patricia Sales em 3 de julho de 2017

imperdivel-mercado-central-de-belo-horizonte

O Mercado Central de Belo Horizonte é imperdível. Trata-se de um dos mais importantes e tradicionais centros comerciais da Capital Mineira, o qual existe desde 1929. Ele é, provavelmente, o conjunto de pontos de venda mais conhecido de BH, com mais de 400 lojas especializadas em frutas, verduras, flores, especiarias, comidas e bebidas típicas, utensílios domésticos, aquários, artesanato de primeira linha produzido em Minas Gerais e muito mais.

Situado no Centro de Belo Horizonte, na Rua Padre Belchior – não existe motorista de táxi que não saiba como chegar ali – o Mercado Central é ímpar, atração para belo-horizontinos, mineiros, brasileiros e estrangeiros. Visitá-lo pode ser uma experiência singular, especialmente em dias com menor circulação de pessoas – ele pode ser bem concorrido, especialmente em finais de semana! – e sem pressa do visitante. Circular por seus corredores cria, por vezes, a impressão de que se está em um mundo à parte, cheio de cores, aromas, sabores, vozes e outros ruídos.

O Mercado Central tem alternativas para visitantes que tenham dificuldade de locomoção, com elevadores e rampas de acesso, cadeiras de rodas e profissionais disponíveis para atendimento especializado. Atende, ainda, escolas regulares e especiais, de maneira a assegurar que crianças e jovens portadores de necessidades especiais possam visitá-lo.

Em tempo, o Mercado Central de BH foi um dos temas da edição de janeiro de 2016 da revista TAM nas Nuvens, que publicou uma matéria especial sobre os 10 melhores mercados do mundo. Ele conquistou o terceiro lugar no rank, tendo ficado atrás apenas do Mercat de la Boqueria (Barcelona) e do Borough Market (Londres). Um desempenho diferenciado, considerando que existem milhares de mercados pelo Planeta.

O site deste incrível centro de compras pode ser acessado aqui, mas bom mesmo é ir ao Mercado Central e voltar várias vezes. Muitas vezes.