Blog do Dr. André Mansur

Motorista será indenizado por queda com seu automóvel em buraco mal sinalizado

Escrito por Patricia Sales em 12 de março de 2018

motorista-sera-indenizado-por-queda-com-seu-automovel-em-buraco-mal-sinalizado

Por unanimidade, a 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça (TJ) condenou município e companhia de saneamento, a indenizarem, por danos materiais, um homem que caiu em um buraco existente na pista, proveniente de implantação de saneamento básico, ao conduzir seu veículo.

O motorista relatou que o acidente ocorreu, uma vez que a única placa existente no local estava muito próxima ao buraco, sendo, na ocasião, noite e não havendo iluminação suficiente no local, o que impossibilitou o tempo necessário para a frenagem. No recurso, os réus alegaram culpa exclusiva da vítima, pela não observância da sinalização.

O desembargador Jorge Luiz de Borba, relator da matéria, após a análise do boletim de acidente e das fotografias e documentos juntados ao processo, entendeu pela existência de nexo causal entre a obra de implantação de esgoto sanitário, a cratera mal sinalizada e as avarias causadas no veículo. O magistrado descartou a alegação de culpa exclusiva da vítima, pela inexistência de indícios de alta velocidade ou efeito de bebida alcoólica na condução do automóvel.

No entanto, o autor da ação não conseguiu comprovar a alegação de danos morais, já que o relator considerou o registro de ferimentos leves insuficiente para gerar indenização por dano moral.

Fonte: Bom dia Advogado

 


Deixe uma resposta