Blog do Dr. André Mansur

Paciente que adquiriu deformidades por tratamento ortodôntico malsucedido será indenizada em R$ 50 mil

Escrito por Patricia Sales em 9 de maio de 2018

tratamento-ortodôntico-malsucedido

O Juízo da Comarca de Alexânia/GO, condenou a dentista Gláucia Lima, a indenizar, por danos morais e estéticos, uma paciente que, após ter os dentes extraídos, ficou com deformidades permanentes na mandíbula. O valor da indenização foi fixado em R$ 50 mil.

Em consequência à extração de cinco dentes para conclusão do tratamento ortodôntico, a paciente teve osteorradionecrose associada à osteomielite, condições caracterizadas por infecção crônica, dolorosa, necrose e deformidade permanente no osso.

O juiz substituto Leonardo Lopes dos Santos Bordini, ao analisar os autos, entendeu que a retirada dos dentes da autora não era o procedimento mais recomendado ao caso, já que a mulher teve câncer na boca anteriormente e havia passado por tratamento de radioterapia local, fato que prejudica a estrutura óssea para a intervenção odontológica. Para o magistrado, houve negligência profissional, uma vez que não foi considerado o histórico médico da paciente e, tampouco, solicitação de radiografias e prescrição de antibióticos, anteriormente à extração.

“Nesse contexto, tenho que o tratamento não fora ministrado de conformidade com os protocolos técnicos e com as condições pessoais da paciente (…) primeiro porque não há sinal, no prontuário odontológico, da adoção de tratamento alternativo à extração dos dentes, espécie de intervenção não recomendada para a autora, segundo, porque tenho por comprovada a não realização dos procedimentos de profilaxia e tratamento hiperbárico”, concluiu o Leonardo.

Veja a sentença aqui.

Fonte: Bom dia Advogado


Deixe uma resposta