Blog do Dr. André Mansur

Tiradentes, não se pode deixar de conhecer

Escrito por Patricia Sales em 18 de maio de 2017

tiradentes

Tiradentes é a cidade natal de Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira. Foi fundada por volta de 1702, com a descoberta de ouro nas encostas da Serra de São José, tendo sido então criado o arraial de Santo Antônio do Rio das Mortes. Posteriormente, esse primeiro arraial passou a ser conhecido como Arraial Velho. Em 1718, ganhou a condição de vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, futuro rei de Portugal. Em 1860, ganhou o status de cidade. Com a proclamação da República, em 6 de dezembro de 1889, a cidade recebeu o atual nome de Tiradentes e em 20 de abril de 1938, foi tombada pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN).

Em função do tombamento citado, Tiradentes é um dos conjuntos arquitetônicos de arte barroca mais bem conservados do Brasil. A cidade, com mais de 7 mil habitantes (de acordo com o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), é muito visitada por mineiros e pessoas egressas de várias partes do Brasil, que a ela recorrem, em busca de atrações turísticas, bom artesanato, boa culinária e arredores bonitos.

Entre as atrações turísticas de Tiradentes e seus arredores, destacam-se as seguintes:

      – Centro Histórico.

– Igreja de Santo Antônio.

– Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

– Museu de Sant’Ana.

– Museu da Liturgia.

– Museu do Padre Toledo.

– Gruta Casa de Pedra.

– Balneário das Águas Santas.

– Serra São José.

– Passeio de Maria Fumaça a São João Del Rei.

Tiradentes tem artesanato em madeira, pedrão sabão, folhas de flandres e diversos outros materiais, com elevada qualidade. A produção dos artistas da região pode ser conferida nas várias lojas que existem por toda a cidade. Especial destaque merece a super-loja da pousada Pequena Tiradentes, de classe mundial e que não pode deixar de ser visitada.

A culinária mineira também está bem representada nos estabelecimentos da cidade, com pratos como feijão tropeiro, tutu à mineira, frango ao molho pardo e vários outros, complementados por doces diversos.

Desde 1998, Tiradentes é palco de uma Mostra de Cinema, onde são exibidos filmes de curta e longa metragem. Mas esta não é sua única atração cultural.


Deixe uma resposta